Dia do ISCAD 2013 - Intervenção do Comendador Jorge Rocha de Matos

Senhor Administrador do ISCAD
Senhora Presidente da AEISCAD
Senhor Presidente da Associação dos Antigos Alunos

Uma especial saudação para todos Vós e nas pessoas de V.as Excelências, cumprimento todos os presentes nesta sessão.

Em termos políticos, económicos e sociais, ultrapassar a crise em que vivemos obriga-nos a conceber modelos de desenvolvimento que tenham em devida conta que o mundo em liberdade é um mundo em competitividade. O conhecimento é o alimento deste Novo Mundo.

Neste contexto a União Europeia e, em particular, Portugal devem apostar num modelo de desenvolvimento que, de forma solidária, permita um equilíbrio dinâmico e saudável entre a economia da globalização e a economia de proximidade. Ao desenharmos esse modelo do futuro é imperioso cultivar a ideia de que o saber e a liberdade são susceptíveis de um crescimento exponencial ao mesmo tempo que a sociedade do conhecimento tem como pressuposto a partilha planetária desse saber e liberdade, certos de que quem assim não proceder entrará em regressão generalizada e sem ambição.

Ao equacionarmos as reformas estruturais essenciais a um País mais competitivo entre Nações e ao integrarmos com realismo os fatores de atractividade que herdámos e os que criámos, emerge como determinante no modelo de desenvolvimento a construir, um relacionamento saudável entre o setor político e o setor privado, um equilíbrio dinâmico entre o Estado e a Sociedade Civil organizada, e a ideia-mestra de que a lógica do progresso deriva da Cultura e se expande em empresas criativas, integrando a arte ao serviço do desenvolvimento.

O investimento no conhecimento é, sem dúvida, o capital mais precioso que uma sociedade pode dispor no contexto actual, que privilegia a economia do conhecimento, onde a informação, as redes e as parcerias são fontes de valor da maior importância.

A importância de uma Administração qualificada, institucional e empresarial capaz de cumprir elevados padrões de qualidade e de desempenho, aos mais diferentes níveis, é um pilar da maior importância para a criação de um ambiente económico saudável, do investimento e impulsionador da competitividade no contexto da economia global, sem esquecer o papel estruturante de uma cultura humanista.

O ISCAD prestará um importante serviço aos seus alunos, e bem assim à comunidade e à economia portuguesa se incorporar no seu funcionamento a capacidade de potenciar o conhecimento ou seja de dinamizar hélices triplas, isto é, a criação de espaços de cooperação entre a comunidade empresarial, a comunidade do saber (universidade, centros tecnológicos, centros de I&DI, etc.) e o Estado (governo e as suas instituições) que devem ter um papel catalisador.

Um exercício simples de benchmarking demonstra-nos facilmente que é nas economias mais competitivas e nas sociedades mais desenvolvidas que estas hélixes triplas melhor funcionam, constituindo propostas de valor com elevado alcance estratégico. As vantagens competitivas das nações estão cada vez mais associadas à capacidade de dinamizarem hélices triplas. Esta deve ser uma preocupação que deve fazer parte do sistema de valores e da praxis do ISCAD.

Estou certo que a nível da valia da formação no que às diferentes Unidades Curriculares diz respeito, o ISCAD certamente que terá um desempenho de excelência. Mas, não menos verdade, a sua afirmação depende também, e em muito, da capacidade que tiver para estabelecer uma relação dinâmica com as suas diferentes partes interessadas: empresas, outros centros de saber, administrações, instituições nacionais e internacionais, entre outros

Em síntese, o desempenho e o valor que o ISCAD propõe à economia e à comunidade está relacionado com o método (uma instituição aberta à sociedade e ao conhecimento) e com o seu foco (relacionado com a pertinência dos conteúdos e a excelência da sua formação).

É neste quadro geral que considero dever balizar-se a minha intervenção como Presidente do Conselho Geral, para que possa constituir, uma proposta de valor para todas as partes interessadas.
Hoje o ISCAD festeja o aniversário da sua constituição.
Gostaria de saudar todas as personalidades que tem contribuído para a sua afirmação e desejar as maiores felicidades.
Parabéns ISCAD.

20.Maio.2013
Jorge Rocha de Matos

Está aqui: Notícias Dia do ISCAD 2013 - Intervenção do Comendador Jorge Rocha de Matos