Intervenção do Senhor Presidente do Conselho de Administração, Manuel de Almeida Damásio no Dia do ISCAD

alt

Presidente do Conselho de Administração
Prof. Doutor  Manuel de Almeida Damásio

Senhor Diretor, Professor Doutor Elias de Jesus Quadros,
Caros Colegas do Conselho de Administração da SESC,
Senhor Presidente do Conselho de Geral do ISCAD, Comendador Jorge Rocha de Matos,
Senhor Administrador do ISCAD, Dr. Fernando Cabete Diogo,
Sapientíssimo Orador, Senhor Professor Doutor Domingos Pereira de Sousa,
Senhor Presidente da Associação de Estudantes,
Senhor Presidente da Associação de Antigos Alunos
Senhores Diretores,
Senhores Professores,
Senhores Colaboradores,
Senhores Convidados,
Queridas Alunas,
Caros Alunos,
Senhoras e Senhores,



= 1 =

Neste 24.º Aniversário do Instituto Superior Ciências da Administração, permitam-me que felicite, em primeiro lugar, o Senhor Diretor, Professor Doutor Elias de Jesus Quadros, o Senhor Administrador, Dr. Fernando Cabete Diogo e os que aceitaram o desafio de animar e levar por diante este nosso Projeto Educativo, no âmbito mais vasto do “Grupo Lusófona”.
Saúdo, naturalmente, os meus Colegas do Conselho de Administração da SESC, Prof. Doutor Eng.º Francisco Faria Ferreira e Dr.ª Conceição Soeiro. Sentimo-nos animados e confiantes apesar da hora difícil que vivemos e que a todos preocupa.
Para o bem ou para o mal, esperemos que somente para o bem, somos os responsáveis estratégicos por este Projeto Educativo. Os seus objetivos constam dos Estatutos do Instituto e rezam assim: “ O ISCAD é uma instituição dedicada à criação, transmissão, crítica e difusão de cultura, ciência e tecnologia, que através da articulação do estudo, da docência, da investigação e da animação social se integra na vida da sociedade, prosseguindo a sua actividade, atenta especialmente ao desenvolvimento cultural, científico e técnico.
2 — São fins do ISCAD:
a) a formação humana, cultural, científica e técnica;
b) realização da investigação fundamental e aplicada;
c) a participação activa no sistema nacional de ensino;
d) a prestação de serviços à comunidade, numa perspectiva de valorização recíproca, racionalização e aproveitamento máximo dos recursos do país;
e) a participação na defesa do ambiente;
f) a contribuição, no seu âmbito de actividade, para o desenvolvimento de Portugal, a cooperação internacional e a aproximação entre os povos, com especial relevo para os países de língua portuguesa e os países europeus”, (art.º n.º 2 do Estatutos do ISCAD).
Para nós é sempre grande o dia de aniversário de qualquer um dos Estabelecimentos do “Grupo Lusófona” e hoje é o dia maior do ano para o nosso Instituto.
Para ele os nossos votos de longa vida, com muita ambição e sucesso. Saliento que este Instituto já deu ao País 2131 Licenciados e 6 Mestres, sem ter custado aos contribuintes portugueses um único cêntimo!
Parabenizo todos os atuais Alunos e antigos Alunos, nas pessoas do Senhores Presidentes da Associação de Estudantes e da Associação de Antigos Alunos, o Senhor Aluno … e o Sr. Dr. …, e, de modo especial, os que vão receber diplomas de graduação e prémios de excelência.
Apresento aos Senhores Professores, aos Órgãos Académicos e aos restantes Colaboradores, Técnicos e Administrativos, que se empenharam, sem reservas, nesta tarefa de renovação e resiliência do ISCAD, os meus sinceros e sentidos agradecimentos.
Agradeço também vivamente a presença dos Ilustres Convidados, e de todos os Amigos, que se associaram a nós nesta Festa de Aniversário do ISCAD. A vossa presença é para nós um estímulo para fazermos mais e melhor.
Permitam-me, ainda, que enderece um especial agradecimento ao Senhor Comendador Jorge Rocha de Matos, doravante figura institucional cimeira do nosso Projeto Educativo. A obra de Vossa Excelência é bem conhecida de todos nós e, a partir de hoje, o ISCAD ficou social, cultural e institucionalmente mais enriquecido com a distinta colaboração de Vossa Excelência.
Também a nossa responsabilidade passou a ser maior e tudo faremos para merecer a confiança e honra que se dignou a prestar ao ISCAD. Bem-haja, Senhor Comendador.

= 2 =

Abordarei seguidamente alguns aspetos identitários do ISCAD, nomeadamente os seguintes:

1.º - Corpo Discente
1.º e 2.º Ciclos

CURSOS

NO LETIVO
2011/2012

ANO LETIVO
2012/2013

Licenciatura em Administração e Gestão Pública

52

32

Licenciatura em Contabilidade e Administração

70

59

Licenciatura em Gestão Hoteleira

109

99

Licenciatura em Solicitadoria

163

112

Subtotal 1

394

302

Mestrado em Solicitadoria

20

14

Subtotal 2

20

14

Alunos Externos

54

51

Curso de Preparação para o Exame de Técnico Oficial de Contas (TOC)

 

8

Preparação para o Exame Escrito – Concurso para Inspetores Tributários

4

161

Registos e Notariado

14

161

Subtotal 3

72

381

TOTAIS (subtotal 1+2+3)

486

697


 

2.º - CORPO DOCENTE


Ano lectivo

Doutores

Mestres

Licenciados

Total

TI

TP

TOTAL

TI

TP

TOTAL

TOTAL

2012/2013

11

11

22

5

14

19

15

56

2011/2012

8

11

19

6

14

20

17

56

 

3.º - Colaboradores

Ano letivo 2011/2012

Ano letivo 2012/2013

9

 9

Estes números são preocupantes, tanto mais que, no decorrente ano letivo, um corpo docente de excelência de 22 Doutores e 19 Mestres está afeto à docência de apenas 697 alunos!
É a expressão mais dolorosa da crise em que vivemos e de que esperamos sair no final deste ano letivo. Se assim for, o ISCAD retomará a sua marcha rumo ao futuro, com mais ânimo e sentido de responsabilidade.
Para isso é imprescindível que muitas coisas se alterem, nomeadamente no que se refere à organização e gestão do ensino superior em Portugal.
Saliento, por exemplo, os custos por nós suportados para que a A3ES avalie os nossos cursos, ou nos autorize novos, e que atualmente, no conjunto dos Estabelecimentos do “Grupo Lusófona”, já ultrapassou um milhão e duzentos mil euros, como a seguir se descrimina:


COFAC

ULHT

527,440.00

ULP

242,020.00

ESEAG

20,000.00

ISMAT

75,000.00

ISDOM

30,000.00

ISPO

21,000.00

Total

915,460.00

 

 

SESC

16,200.00

 

 

ERISA

12,000.00

 

 

ENSINUS (ISG/INP)

140,000.00

 

 

ISLAS

ISLA Santarém

17,300.00

ISLA Leiria

51,600.00

ISLA Gaia

57,700.00

Total

126,600.00

Total do Grupo

1,210,260.00


= 3 =

Aos nossos Alunos, Professores e Colaboradores uma palavra de muito apreço, pela coesão e empenho, que vêm demonstrando, especialmente nesta hora difícil e complicada, sobretudo devido a fatores exógenos que não controlamos, e que, uma vez mais, à revelia da nossa vontade, fizeram surgir no horizonte perturbações e despesas, que em nada contribuem para a melhoria do nosso Projeto Educativo, nem para o bom desempenho do Ensino Superior em Portugal.
Apesar disso, conscientes do bom trabalho, com esperança e determinação, iremos vencer as dificuldades e as procelas, guiados pelos altos valores que perfilhamos e que são:
- Liberdade de ensinar e aprender;
- Liberdade de criar escolas pelos que querem ensinar;
- Liberdade de escolha de escola pelos que querem aprender.
Finalmente, uma palavra de agradecimento para o Senhor Professor Doutor Domingos Pereira de Sousa, de todos bem conhecido, nesta casa - não só pela sua intervenção Académica mas também pelas altas e excelentes funções docentes-, de renome em Portugal e além fronteiras, especialmente da área da Fiscalidade, onde infelizmente se concentram as maiores dores de cabeça dos portugueses.
Em meu nome e em representação da Administração do nosso Projeto Educativo apresentamos a todos os melhores agradecimentos.
Para o ISCAD, Feliz Aniversário. Vamos “Construir mais e melhor futuro”.

Muito Obrigado.

Manuel de Almeida Damásio
Presidente do Conselho de Administração

Está aqui: Notícias Intervenção do Senhor Presidente do Conselho de Administração, Manuel de Almeida Damásio no Dia do ISCAD