Acervo

A OIT, Portugal e a Lusofonia

Esperando_o_Sucesso

Por Elias Quadros - Director da Licenciatura em Administração e Gestão Pública do ISCAD

Resumo

 

Sumaria este artigo o contexto do aparecimento da OIT em 1919, descreve a estrutura central e desconcentrada da Organização, realça o seu modo de funcionamento tripartido e os principais traços da sua actividade ao longo de mais de noventa anos de existência. Sintetiza as relações de Portugal com a OIT, relevando o período do Estado Novo em que País foi criticado por ausência de liberdade sindical e o período posterior à Revolução de 1974. As relações intensificaram-se no quadro democrático, conduzindo à abertura de um Escritório da OIT em Lisboa que, em articulação com a CPLP, promove o papel da língua portuguesa no seio da Organização e na cooperação técnica com os oito países lusófonos espalhados pelos continentes com cerca de 250 milhões de
falantes.

Palavras – chave: OIT – Condições e relações de trabalho – Convenções Internacionais do Trabalho – Escritório da OIT em Lisboa.

Actualizado em Terça, 22 Abril 2014 10:05 Continuar...

A Força da Palavra em Obama - À Luz da Tradição Retórica

Esperando_o_Sucesso

Por Elias Quadros - Director da Licenciatura em Administração e Gestão Pública do ISCAD

Resumo

 

Sumaria este artigo o contexto do aparecimento de Obama na corrida eleitoral americana de 1998. Analisa, à luz da tradição retórica – complementada por notas sobre as modernas teorias da comunicação política – os cinco principais discursos do presidente no primeiro ano mandato, denotando os textos e sublinhando conotações. Releva a constância de estrutura e temáticas; refere o modo como usa a sua personalidade na empatia com os públicos; exemplifica recursos argumentativos e estilísticos do orador no propósito de agradar para suscitar adesão. Aponta diferentes expressões dos textos, realçando o sucesso oratório de um líder que restaurou o orgulho da América e induziu esperança ao mundo. Laços e aspirações que irmanam indivíduos e povos – sem prejuízo de tensões e identidades – podem construir um futuro melhor.

Palavras – chave: Barack Obama – Discursos – Comunicação política –Aristóteles

Actualizado em Terça, 22 Abril 2014 10:01 Continuar...

O Ensino Politécnico e a Dinamização da Economia


HenriqueNeto03  Comendador Henrique Neto

 Abstract

 Antes de tratar do tema que me foi proposto, "O Ensino Politécnico e a Dinamização da Economia", permitam-me uma pequena viagem, em estilo de preambulo, pelo passado, para tentar enquadrar a dituação actual de crise financeira, económica, política e social, cujas causas terão tanto de antigo como de moderno, sendo por ventura desconselhável tratar umas sem tratar as outras.

Oração de Sapiência da Abertura Solene do Ano Académico 2013/2014 - Pdf

Actualizado em Terça, 22 Outubro 2013 10:19

Real Time Government - Portuguese challenges in electronic bureaucracy


luís vidigal 3  Prof. Dr. Luís Vidigal

 Abstract

The present paper sets out a number of paradoxes and reasons for and against electronic bureaucracy during the Economic Adjustment Programme in Portugal; it is an attempt to build a viable model for public administration where people and technology work together to meet the needs of the state and society, reinventing processes and making them faster, cheaper and more efficient, without putting at risk the core values of public service and sovereignty, invoking the importance and the role of information and communication technologies in state reform.

Real Time Government-Portuguese challenges in electronic bureaucracy - PDF

Actualizado em Sexta, 20 Setembro 2013 23:47

Página 1 de 3

Está aqui: CeGep Investigação Acervo